terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Santo Amaro - 461 anos

Hoje vou falar um pouco sobre o transporte sobre trilhos em Santo Amaro. O que pouca gente sabe é que Santo Amaro já teve uma linha férrea, muito antes do projeto atual da interminável Linha Lilás do Metro. 
Em 25 de abril de 1880 teve início a construção da Linha Férrea que ligaria São Paulo à Santo Amaro. Essa linha originava-se na Rua São Joaquim, esquina com a rua Liberdade, seguia pelas ruas Vergueiro, Domingo de Morais e Avenida Jabaquara, até a estação de encontro, que ficava onde é hoje a Igreja de São Judas. Daí seguia pela região, onde estão localizados hoje: o Aeroporto de Congonhas e a  Chácara Flora e terminava seu trajeto na Praça Santa Cruz, onde hoje é a escola Lineu Prestes. Essa linha férrea foi substituída mais tarde por uma linha de bondes, com trajeto que mais tarde foi substituído pelo corredor viário das Avenidas Vereador José Diniz e Avenida Ibirapuera.
Ou seja: se não houvesse uma mudança de mentalidade, a região de Santo Amaro já possuiria uma linha férrea que ligasse o bairro ao centro há muito tempo
 Como já é de praxe, um trecho que trás mais informações a respeito do assunto.

"Em 1886 foi inagurada a linha férrea de São Paulo a Santo Amaro, com a presença do Imperador Dom Pedro II. A antiga linha seguia desde pelo que hoje corresponde à Avenida da Liberdade, Rua Vergueiro, Rua Domingos de Morais e Avenida Jabaquara (o trajeto da atual Linha 1 do metrô), passando por trás de onde, mais tarde, seria construído o Aeroporto de Congonhas, e daí seguia até Santo Amaro.Cabe mencionar que a autorização para a construção dessa linha férrea, conforme a Lei Provincial número 56, de 11 de maio de 1877, previa que ela fizesse a ligação entre São Paulo e o povoado de São Lourenço (atual município de São Lourenço da Serra).Essa linha de trens foi substituída, em 7 de julho de 1913, por uma linha de bondes, que do trajeto anterior desviava na Rua Domingos de Morais para a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, seguindo pelas regiões de Indianópolis, Campo Belo, Brooklin Paulista e Alto da Boa Vista, dando origem ao que hoje são a Avenida Ibirapuera e a Avenida Vereador José Diniz."

    Largo 13 de Maio - 1920

Nenhum comentário: