Hoje vou falar um pouco sobre o transporte sobre trilhos em Santo Amaro. O que pouca gente sabe é que Santo Amaro já teve uma linha férrea, muito antes do projeto atual da interminável Linha Lilás do Metro.
Em 25 de abril de 1880 teve início a construção da Linha Férrea que ligaria São Paulo à Santo Amaro. Essa linha originava-se na Rua São Joaquim, esquina com a rua Liberdade, seguia pelas ruas Vergueiro, Domingo de Morais e Avenida Jabaquara, até a estação de encontro, que ficava onde é hoje a Igreja de São Judas. Daí seguia pela região, onde estão localizados hoje: o Aeroporto de Congonhas e a Chácara Flora e terminava seu trajeto na Praça Santa Cruz, onde hoje é a escola Lineu Prestes. Essa linha férrea foi substituída mais tarde por uma linha de bondes, com trajeto que mais tarde foi substituído pelo corredor viário das Avenidas Vereador José Diniz e Avenida Ibirapuera.
Ou seja: se não houvesse uma mudança de mentalidade, a região de Santo Amaro já possuiria uma linha férrea que ligasse o bairro ao centro há muito tempo
Como já é de praxe, um trecho que trás mais informações a respeito do assunto.
Largo 13 de Maio - 1920
Nenhum comentário:
Postar um comentário