segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Santo Amaro - 461 anos

Em junho de 1829, começou o crescimento de Santo Amaro com a distribuição de terras aos colonos alemães e com o aumento da atividade agrícola. Em 10 de julho de 1832, Santo Amaro foi elevado da categoria de freguesia a de Vila. No ano seguinte, Francisco Antonio das Chagas, pai de Paulo Eiró, foi nomeado presidente da Câmara de Santo Amaro, que possuía mais 7 vereadores. Segundo consta, a primeira sessão da Câmara de Santo Amaro ocorreu em 6 de maio de 1833.
Na segunda metade do século XIX, a Vila de Santo Amaro tornou-se celeiro de São Paulo, já que gêneros alimentícios de primeira necessidade, como mandioca, milho, feijão e arroz eram produzidos e comercializados na região. Surgiu assim a necessidade de se criar um mercado, que servisse de entrada e saída desses produtos. Foi assim que, em 1894, por um ato da Câmara, foi criado um ponto provisório que ficava entre a Rua Direita (atual Capitão Thiago Luz) e a Rua da Palha (atual Paulo Eiró), no caminho que se dirigia à Itapecerica da Serra (atual Avenida João Dias) e, em 23 de maio de 1897 foi inaugurado o Mercado, construído no Lgo. São Benedito (atual Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes).
Em 1958 o velho mercado foi desativado devido a inauguração do Mercado Municipal de Santo Amaro, que se localiza até hoje na rua Anchieta. O prédio do velho mercado de Santo Amaro abriga hoje a Casa de Cultura de Santo Amaro.
A seguir, um texto que conta um pouco mais sobre Santo Amaro.

No final do Primeiro Reinado, por ocasião do casamento de Dom Pedro I com Dona Amélia de Leuchtenberg, o primeiro grupo de colonos alemães veio se juntar ao povoamento daquela região. Data dessa época de pioneiros o Cemitério da Colônia (alemã), em Parelheiros. No final do século XIX e início do século XX, novos grupos de alemães, e também de escandinavos, dirigiram-se à região de Santo Amaro, estabelecendo-se preferentemente no bairro do Alto da Boa Vista, ao qual deram uma característica própria que persiste até os dias de hoje.
Em 1832 Santo Amaro torna-se município, separado de São Paulo, sendo instalado em 7 de abril de 1833. O município abrangia todo o território que se situava ao sul do antigo Córrego da Traição, hoje em dia canalizado e sobre o qual existe a Avenida dos Bandeirantes, estendendo-se até a Serra do Mar. Incluía, na sua formação, também as áreas que hoje correspondem aos municípios de Itapecerica da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba, que se separaram em 1877 para a formação do município de Itapecerica da Serra."


    O Mercado Velho de Santo Amaro (Atual casa de Cultura de Santo Amaro) - 22/11/1935

Nenhum comentário: