domingo, 20 de janeiro de 2013

Santo Amaro - 461 anos

Foi em Santo Amaro que nasceu o bandeirante Manuel Borba Gato, que acompanhou seu sogro Fernão Dias por expedições atrás de esmeraldas, que nunca foram encontradas. Apesar disso, Borba Gato acabou encontrando ouro, o que lhe valeu a nomeação de Guarda Mór do Distrito do Rio das Velhas.
Em 14 de janeiro de 1686, Santo Amaro tornou-se paróquia. Em 1737, a Ordem Régia 212 ordena que se faça um caminho ligando Santo amaro a São Paulo e, em 1746, o Senado ordena que seja refeito o caminho do M'Boi Guaçu à cidade, a cargo de sua freguesia e dos de Santo Amaro. Até o começo do século XIX, Santo Amaro possuía três ou quatro ruas e algumas chácaras, além da capela, com a pequena imagem de madeira.
A seguir, trecho que revela um pouco mais sobre a fundação de Santo Amaro.

"Após a fundação da vila de São Paulo, em 1554, os jesuítas foram distribuídos na Capitania de São Vicente em três locais, conforme determinado pelo Padre Manuel da Nóbrega, Provincial dos Jesuítas: São Vicente; São Paulo e Jeribatiba (Santo Amaro), locais onde os jesuítas realizavam trabalhos de catequese e educação de crianças índias e mamelucas. José de Anchieta vindo do povoado de São Paulo de Piratininga (São Paulo), em uma das várias vezes que visitou a Aldeia de Jeribatiba percebeu que devido ao número de índios catequizados e colonos instalados na região, era possível constituir ali um povoado, idéia aprovada pelos moradores. Para esse fim foi construída uma capela, em terras da região do Cupecê onde moravam João Pais e sua esposa Susana Rodrigues, que doaram a imagem de Santo Amaro (imagem até hoje preservada) para a capela organizada por Anchieta, “feita de taipa de pilão, não forrada”, e qual foi transformada em freguesia (distrito) em 1686." 

    Alameda Santo Amaro - 10/12/1936

Nenhum comentário: