sábado, 19 de janeiro de 2013

Santo Amaro - 461 anos

O bairro de Santo Amaro surgiu a partir de uma vila de agricultores portugueses, no século XVI. O nome da vila surgiu a partir de uma imagem do santo, feita em madeira, doada pelo casal João Paes e Suzana Rodrigues à capelinha Nossa Senhora da Assunção de Ibirapuera, instalada numa aldeia indígena catequizada. 
Segundo consta, em 12 de agosto de 1560, os jesuítas tomaram posse oficial de duas Léguas de terras, de relevo suave, localizadas à margem do Rio Jurubatuba e foram doadas aos jesuítas pelo Capitão Francisco de Morais, em nome do Padre Luis de Grã, da Companhia de Jesus. A capela onde ficava a imagem de madeira era o ponto central da aldeia. A imagem de madeira de Santo Amaro ainda pode ser vista hoje na igreja Matriz de Santo Amaro.
Essa história está registrada no mosaico que foi construído em 1962, junto a estátua de Borba Gato, na Avenida Santo Amaro, próxima ao nº 5700.


Brasão do Antigo Município de Santo Amaro (“Antiquissimum Genus Paulista Meum” (pertenço à mais velha sociedade paulista).

Um comentário:

Zé disse...

Minha "cidade"...